Press Release

5 Artistas em Sintra (Extended Play),é uma exposição desenvolvida a partir da pintura com o mesmo nome da autoria de Cristino da Silva, feita em 1855. Nesta pintura está representada grande parte da geração dos artistas plásticos românticos portugueses. Nela figuram os pintores, Tomás da Anunciação, Francisco Metrass, José Rodrigues, o próprio Cristino da Silva e o escultor Vítor Bastos.

A ideia desta exposição foi a de investigar o trabalho artístico realizado por estes diferentes autores relativamente obscuros para o público em geral, e ressuscitar alguma da sua obra. Resultou uma espécie de falsa exposição (meta-exposição) colectiva na qual são mostradas algumas das obras de cada um dos cinco artistas representados na referida pintura. Não se pretendeu copiar as obras de arte originais repetindo os passos que cada um dos artistas deu no sec. XIX, mas antes pegar nestas peças centenárias e trabalhá-las em pintura, como de imagens se tratassem. Os trabalhos foram feitos a partir de fotografias pessoais tiradas com o telemóvel ao longo do processo de pesquisa: no Museu do Chiado onde se encontram algumas das obras citadas; em páginas da Wikipedia fotografadas no ecrã do computador; a partir de fotografias feitas sobre catálogos e livros de história de arte portuguesa; e ainda imagens dos locais onde se encontram actualmente algumas das esculturas de Vítor Bastos.

O acto de citar não a obra original, mas antes a imagem que serviu de base às pinturas, é um dos aspectos que mais me interessou. Em cada um dos trabalhos que compõem esta exposição convivem duas camadas: uma primeira, a obra de arte citada, que existiu no seu tempo histórico próprio; e uma segunda, constituída pelas interferências, pelos brilhos, pelo espaço actual envolvente a estas obras de arte tal como as fui encontrando e fotografando. A coexistência nestas minhas pinturas destes dois espaços foi o dispositivo que encontrei para trazer estas imagens do passado ao presente.

Martinho Costa

Maio de 2013